Meta:
Alfabetizar
todas as crianças, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
Estratégias:
5.1 Estruturar os processos pedagógicos a fim de garantir a
alfabetização plena a todas as crianças até o final do terceiro ano do ensino
fundamental.
5.2 Criar política de alfabetização que garanta a permanência
dos professores alfabetizadores para os três primeiros anos do ensino
fundamental.
5.3 Instituir instrumentos de avaliação sistêmica, periódica e
específica, para aferir a alfabetização das crianças, bem como estimular os
sistemas de ensino e as escolas a criar os respectivos instrumentos de avaliação
e monitoramento.
5.4 Utilizar tecnologias educacionais para a alfabetização de
crianças, asseguradas a diversidade de métodos e propostas pedagógicas, bem
como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino em que forem
aplicadas, devendo ser disponibilizadas, preferencialmente, como recursos
educacionais abertos.
5.5 Fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de
práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização e favoreçam a
melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos estudantes, consideradas as
diversas abordagens metodológicas e sua efetividade.
5.6 Garantir a alfabetização de crianças do campo e de
populações itinerantes no mesmo nível dos demais alunos, com a
produção de materiais didáticos específicos, e desenvolver instrumentos de acompanhamento
da efetividade do processo de ensino-aprendizagem.
5.7 Promover e estimular a formação inicial e continuada de
professores para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas
tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a
articulação entre programas de pós-graduação lato e stricto sensu e ações de formação continuada de
professores para a alfabetização.
5.8 Criar políticas para a alfabetização das pessoas com
deficiência, considerando as suas especificidades, inclusive a alfabetização
bilíngue de pessoas surdas, sem estabelecimento de terminalidade temporal.
5.9 Promover, em consonância com as Diretrizes do Plano
Nacional do Livro e da Leitura, a formação de leitores e a capacitação de
professores, bibliotecários e agentes da comunidade para atuarem como
mediadores da leitura.
5.10 Implantar, até o segundo ano de vigência do Plano, Implantar gradativamente programas
de incentivo à leitura.
5.11 Desenvolver
programas que estimulem a participação e acompanhamento dos pais na vida
escolar dos seus filhos.
5.12 Criar e Otimizar
ambientes escolares que sejam adequados e favoreçam a aprendizagem dos
alunos.
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