11 - Educação Profissional






Meta:
Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.
INDICADORES DA META

Estratégias:
11.1 Participar da política de expansão das matrículas de educação profissional técnica de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração a responsabilidade dos Institutos na ordenação territorial, sua vinculação com arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais, bem como a interiorização da educação profissional.

11.2 Fomentar a oferta de educação profissional técnica de nível médio, com o apoio do Estado e da União.

11.3 Fomentar a oferta de educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação a distância, assegurado padrão de qualidade.

11.4 Fomentar a expansão de estágio na educação profissional técnica de nível médio e do ensino médio regular, preservando-se seu caráter pedagógico integrado ao itinerário formativo do estudante, visando à formação de qualificações próprias da atividade profissional, à contextualização curricular e ao desenvolvimento da juventude.

11.5 Cooperar na institucionalização de sistema nacional de avaliação da qualidade da educação profissional técnica de nível médio das redes pública e privada.

11.6 Fomentar o atendimento do ensino médio gratuito integrado à formação profissional para as populações do campo de acordo com os seus interesses e necessidades.

11.7 11.6 Fomentar a oferta de educação profissional técnica de nível médio para o público da educação especial.

11.8 11.7 Contribuir para elevar, gradualmente, a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na rede pública federal e estadual para 70% (setenta por cento) e ascender, nos cursos presenciais, a relação de estudantes por professor para 20 (vinte).

11.9 11.8 Auxiliar o desenvolvimento, pelo Estado e União, de programas de assistência estudantil e mecanismos de mobilidade acadêmica, visando a garantir as condições necessárias à permanência dos estudantes e à conclusão dos cursos técnicos de nível médio.

11.10 11.9 Adotar políticas afirmativas para reduzir as desigualdades étnico-raciais e regionais no acesso e permanência na educação profissional técnica de nível médio.

11.11 11.10 Utilizar os dados do Sistema Nacional de Informação Profissional e as consultas promovidas junto a entidades empresariais de trabalhadores para fomentar a oferta de formação nas instituições especializadas em educação profissional


11.12 11.11 Elaborar projetos visando garantir a articulação entre formação, currículo, pesquisa e mundo do trabalho, considerando as necessidades econômicas, sociais e culturais do município. 

Nenhum comentário:

Notícias em destaque

Reunião PME 22/11/2017