16 - Formação






Meta:
Formar em articulação com o Estado e a União, 75% (setenta e cinco por cento) 50% (cinquenta por cento), dos professores da educação básica em nível de pós-graduação até o último ano de vigência deste Plano, e garantir a todos os profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualização dos sistemas de ensino.


Estratégia:

16.1 Realizar, em regime de colaboração, o planejamento estratégico para o dimensionamento da demanda por formação em cursos de pós-graduação, para fomentar a respectiva oferta por parte das instituições públicas de educação superior, de forma orgânica e articulada às políticas de formação do Estado e Município.

16.2 Contribuir para a consolidação das políticas estadual e federal de formação, em nível de pós-graduação, de professores da educação básica, auxiliando na definição de diretrizes, áreas prioritárias e instituições formadoras.

16.3 Criar e/ou consolidar um permanente programa, definido em legislação, de afastamento remunerado dos professores e profissionais da educação básica, para cursar pós-graduação, considerando as necessidades mais urgentes.

16.4 16.3 Auxiliar e consolidar a formulação e efetividade de políticas públicas que ampliem a mobilidade docente em cursos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado em âmbito nacional e internacional, com licença remunerada durante o período em que estiver cursando, tendo em vista a qualificação da formação de nível superior.

16.5 16.4 Criar um programa  Ampliar os programas de oferta de bolsas de estudo integral de pós-graduação dos professores e demais profissionais da educação básica.

16.6 16.5  Garantir no Programa Municipal de Formação de Professores e profissionais da educação básica e suas modalidades a oferta de cursos de pós-graduação – lato sensu e stricto sensu – vagas, acesso e condições de permanência nas instituições de ensino superior públicas.

16.7 16.6  Estimular a articulação entre a pós-graduação, núcleos de pesquisa e cursos de formação para profissionais da educação, de modo a garantir a elaboração de propostas pedagógicas capazes de incorporar os avanços de pesquisas ligadas à educação básica e ao processo de alfabetização no atendimento da população de 4 aos 17 anos de idade.


16.8 16.7  Criar um programa de incentivo financeiro e funcional para os professores e profissionais da educação básica para produzirem trabalhos científicos (artigos, resumos, livros, capítulos de livros etc.)

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Reunião PME 22/11/2017