Acompanhamento










Um plano, uma vez elaborado de forma adequada ao contexto em que está inserido, constitui um importante instrumento de gestão. Não apenas pelo fato de facilitar o trabalho do gestor, no sentido de proporcionar uma visão do que deve ser feito, mas também, por proporcionar aos demais envolvidos no processo uma visão do que vai ser feito, e como todos podem contribuir para isso.

Um plano por si só não tem muito valor. Seu valor está no que será alcançado com a sua implementação. No caso do Plano Municipal de Educação (PME), a sua implementação adequada proporcionará ao município de Caçador uma evolução visível no que diz respeito à educação. E não apenas isso, mas também melhorias em outros setores, que têm na educação a mola propulsora, como por exemplo, o setor produtivo.

Entretanto, tendo em vista mudanças ambientais que ocorrem ao longo do processo de implementação do plano, deve-se ter em mente que o foi planejado pode ser passivo de contingenciamentos. Nesse sentido, é preciso a criação de ações que visem o constante acompanhamento da execução das estratégias e do alcance das metas, bem como, de possíveis ajustes que se façam necessários no que foi planejado.

O PME não é um plano de um governo para a educação, mas, de um município todo. Nesse sentido, assume papel vital o Fórum da Educação. O Fórum será responsável pelo acompanhamento da execução do plano, bem como de ajustes que podem ser necessários ao longo do seu período de implementação.

Para isso, deve ser criada, ainda no primeiro ano de implementação do PME, a

Comissão de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação, subordinada ao Fórum da Educação e destinada ao acompanhamento da implementação do PME. Essa comissão deve ser composta por diferentes membros da sociedade, com relação direta e indireta com a educação. Recomenda-se, ainda, uma reunião mensal dessa comissão, de forma a proporcionar os encaminhamentos necessários aos objetivos dessa comissão.

Sob a responsabilidade da Comissão de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação, as seguintes ações devem ser programadas e executadas:

Desenvolvimento, ainda no primeiro ano de implementação, de instrumentos e procedimentos que possam monitorar os diversos indicadores que constituem as metas e estratégias do PME. A utilização de instrumentos e fontes de dados existentes pode também ser considerados para o monitoramento dos indicadores;

Desenvolvimento, no segundo ano de implementação, de website para que possam ser publicadas todas as ações relacionadas à implementação do PME, de forma a tornar público e participativo todo o processo de implementação do

PME; Desenvolvimento, ao longo da implementação do PME, de ajustes, tendo em vista o acompanhamento realizado sobre as metas e estratégias do PME; Outras ações poderão ser executadas pela Comissão de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação, uma vez identificada a necessidade. É importante ressaltar que o acompanhamento do PME, embora seja responsabilidade da comissão formada pelo Fórum, deve ser participativo, envolvendo toda a sociedade que influencia e é influenciada pelo PME.









Referencial


CAÇADOR. Prefeitura Municipal. História de Caçador. Disponível em: <http://www.cacador.sc.gov.br/portalhome/index.php/lista-de-e-mails/96>. Acesso em: 29 jun. 2014.

GOOGLE EARTH. [Santa Catarina].

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Atlas do censo demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas/>. Acesso em: 29 jun. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Histórico Caçador.

Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=420300&search =santa-catarina|cacador|infograficos:-historico>. Acesso em: 29 jun. 2014.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO;

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; FUNDAÇÃO JOÃO

PINHEIRO. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/>. Acesso em: 29 jun. 2014.



 

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